segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

VIDA FORA DA TERRA

POSSIBILIDADES DE VIDA EM OUTROS PLANETAS

A existência de vida em outros planetas é um tema que povoa o imaginario das pessoas de todas as gerações.
Dos planetas próximos, o que mais se assemelha à nossa Terra e com mais possibilidades de ter pelo menos hospedado alguma forma elementar de vida, é Marte.

Apesar de ter um diâmetro metade do da Terra, massa pouco superior a 10% da massa da Terra e uma gravidade 37% da gravidade da Terra, Marte tem superfície sólida como o nosso planeta, duração do dia de aproximadamente 24 horas, estações climáticas muito parecidas com as nossas e uma atmosfera composta basicamente de CO2. Já foi encontrada água em Marte, tanto no estado gasoso (em nuvens na atmosfera) como no estado sólido (nas calotas polares). Existem fortes evidências da presença, no passado, de grande quantidade de água líquida na superfície de Marte (rios e lagos extintos, etc.). A presença de água líquida na superfície de um planeta é condição essencial para o desenvolvimento de vida no mesmo.
Enceladus, uma das "luas" de Saturno, é um desses casos. Dois estudos publicados pela revista científica "Nature" discutem hipóteses sobre a existência de um oceano de água salgada “ em outras palavras, condições para o desenvolvimento de vida “ nas profundezas subterrâneas de Enceladus. De acordo com o estudo, os resultados indicam que a concentração de cloreto de sódio neste corpo de água pode ser tão alta quanto nos oceanos terrestres. "A Enceladus é um dos lugares com maiores chances de se encontrar vida no Sistema Solar fora da Terra", disse à BBC o cientista John Spencer, da missão espacial Cassini. Enceladus está localizada no anel mais distante de Saturno. Além da Terra, de Marte e da lua de Júpiter Europa, é um dos poucos lugares nos quais astrônomos dizem ter evidências diretas da existência de água. (Na foto acima, temos o satélite Enceladus visto pela sonda Cassini - Foto divulgação da NASA). Para saber mais sobre Encelados, clique aqui.
A "lua" Europa de Júpiter, foi descoberta por Simon Marius & Galileo Galilei em 1610. Europa é única por si só, apresenta-se com uma superfície gelada muito brilhante com riscos coloridos. Pensa-se que seja um mundo oceânico coberto por uma capa de gelo que protege seu mar interior das adversidades vindas do Espaço. Devido às condições existentes em seu interior, alguns cientistas julgam que lá poderá existir vida, tal como a que existe nas profundezas dos mares da Terra. Conheça mais sobre a lua Europa.
Citamos aqui, três casos pertencentes ao nosso Sistema Solar, isto é, corpos situados na nossa vizinhança. Se projetarmos para toda nossa Galáxia onde existem incontáveis sistemas semelhantes ao nosso, teremos muito mais casos. No Universo, onde existem infinitas Galaxias, podemos supor, sem medo de sermos exagerados, a existência de milhares de planetas e satélites, reunindo pelo menos condições para formas elementares de vida. Quanto à existência de vida inteligente, fica para cada um tirar suas conclusões.

Nenhum comentário: