quarta-feira, 24 de março de 2010

TODO DIA É DIA DA ÁGUA

Nesta semana foi comemorado o dia mundial da água, porém, pela sua importância em nossa vida, todos os dias devem ser dedicados a ela.

De nada adiantam comemorações e festividades, se cada um não se conscientizar da importância da preservação desse bem tão precioso. Ela é essencial, sem ela não haveria condição de existir qualquer tipo de vida mais desenvolvida na Terra. A água cobre 71% da superfície de nosso planeta, mas uma pequena parcela, apenas cerca de 2% é de água passível de ser consumida e nos assustamos quando vemos como ela é maltratada. A poluição das águas é uma das maiores responsáveis pela mortalidade infantil e também de moléstias entre adultos.
Muitas pessoas tratam o assunto com irresponsabilidade e egoísmo. Acham que pela abundância de rios e lagos, ela é infinita e não se preocupam com as gerações futuras que podem ter sérios problemas com sua falta. Em certos países, esta falta já é sentida e temos certeza que logo se tornará motivo para disputas políticas. A poluição é um fato grave, apenas uma gota de óleo, torna cerca de 25 litros de água impróprios para consumo, imagine os despejos de dejetos industriais, esgotos sem tratamento que são jogados diretamente nos rios, sacos plásticos e todo tipo de sujeira... Tudo isso, sem contar o desperdício. Em algumas cidades, até 70%, da água tratada é desperdiçada antes de chegar às torneiras, sem contar o desperdício posterior, deixando torneiras abertas, vazamentos e uso irracional. Não podemos deixar o problema só com as autoridades, todos têm que fazer sua parte. Recursos para as cidades tratarem seus esgotos e racionalizarem a distribuição são essenciais, mas cada um tem que fazer sua parte. Deve haver uma rigorosa fiscalização quanto ao lançamento de resíduos industriais e também na lavoura quanto à aplicação de agrotóxicos. Políticas de reflorestamento e preservação das nascentes devem ser incentivadas, porém, o mais importante é a consciência coletiva de preservação, cada um que fecha a torneira ao escovar os dentes, elimina os vazamentos em sua residência e assume outras providências bem simples, está dando sua colaboração para um planeta mais saudável e com a preservação de nossa fonte de vida. 

Nenhum comentário: