sexta-feira, 16 de abril de 2010

AS PROGRESSÕES MATEMÁTICAS E A FOME NO MUNDO

Progressões, são seqüências numéricas que obedecem a uma determinada lei de formação. Na Matemática são estudadas as Progressões Aritméticas (P.A.) e as Progressões Geométricas (P.G.).


Nas PAs, cada termo a partir do segundo, é igual ao anterior somado a um valor constante, chamado de RAZÃO. Por exemplo: (2,5,8,11,14,...). Neste caso, 5 = 2 + 3, 8 = 5 + 3, 11 = 8 + 3, etc... Vemos que a razão é 3. Qualquer de seus termos que chamamos genericamente de an, pode ser calculado pela fórmula: an = a1 + (n – 1)xR, onde a1 é o primeiro termo, n é um número inteiro (1,2,3,4,...) e R é a razão.
Nas PGs, cada termo a partir do segundo é igual ao anterior multiplicado por um valor constante, também chamado de RAZÃO. Por exemplo: (2,6,18,54,...). Temos, 6 = 2 x 3, 18 = 6 x 3, 54 = 18 x 3. Neste caso, vemos que a razão também é 3 e notamos que as PGs variam mais “rapidamente” que as PAs. As PAs e PGs podem ser crescentes ou decrescentes, dependendo da razão. Podem também ser estacionárias, no caso da PA de razão zero e da PG de razão 1. As Progressões se notabilizaram já no início do século XIX por volta de 1.800 DC, quando um economista Britânico THOMAS ROBERT MALTHUS, elaborou a teoria Malthusiana, que profetizava a fome no mundo, pois, segundo estudos realizados, a população cresceria segundo uma Progressão Geométrica e a produção de alimentos cresceria em Progressão Aritmética. Deste modo, faltariam alimentos para suprir o aumento da população e a humanidade sucumbiria.
Felizmente, sua teoria não se concretizou. A população mundial deixou de crescer num nível descontrolado. Principalmente nos países desenvolvidos, chega a haver taxas negativas de crescimento. Por outro lado, com modernas técnicas de plantio, mecanização agrícola, controle de pragas e o advento dos transgênicos, a produção de alimentos aumentou muito, sendo que hoje a fome no mundo é fruto da guerra de interesses e da desigualdade na distribuição de rendas. Se todas as perdas de alimentos por desperdício, ou armazenamento inadequados, fossem transferidas para quem necessitasse, praticamente não haveria ninguém passando fome.
Um problema que ainda persiste, principalmente nos países do terceiro mundo, é o crescimento desigual da população, que é uma questão cultural e de educação. Enquanto as classes mais favorecidas socialmente têm poucos filhos, as menos favorecidas não desenvolvem controle sobre suas proles, aumentando com isso a miséria e a violência.
Vamos torcer, para que a miséria seja uma PG decrescente e a educação uma exponencial crescente. Só meu salário, que infelizmente é uma PA estacionária. Razão ZERO.

Nenhum comentário: