sexta-feira, 30 de julho de 2010

CONSEQUÊNCIAS DO DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO

Derramamento de óleo pode elevar níveis de arsênico no oceano

Um estudo divulgado pelo jornal Water Research, revela que vazamentos de óleo podem elevar os níveis de arsênico nos oceanos a patamares nocivos à cadeia alimentar marinha.
A equipe britânica do Imperial College London descobriu que desastres ecológicos como o derramamento de óleo provocado por poços como o da British Petroleum, no Golfo do México, bloqueiam parcialmente o sistema de filtração dos oceanos, mecanismo responsável por livrar as águas da presença do arsênico.
Segundo os estudiosos, derramamentos de óleo impedem sedimentos localizados no fundo do mar de se misturarem com a toxina. A interação permite que o elemento químico seja enterrado em camadas subsequentes de sedimentos no solo oceânico.
O arsênico é encontrado em minerais e em compostos orgânicos como o petróleo. Quando em excesso nas águas marinhas, o arsênico pode entrar na cadeia alimentar, levando a uma quebra nos processos de fotossíntese das plantas nos oceanos.
Com mais arsênico no mar, o ecossistema marinho também pode ser afetado, envenenando tanto os animais que vivem dentro da água como aves que se alimentam de peixes contaminados.
Mutações genéticas e alterações no comportamento da vida marinha são outros malefícios trazidos por níveis elevados de arsênico.
O estudo traz à tona mais uma possível consequência do recente vazamento na costa norte-americana. Segundo os especialistas do Imperial College London, o principal problema do arsênico é a capacidade de acumular. Derramamentos posteriores poderiam aumentar as taxas do elemento a níveis preocupantes.
“Nós ainda não podemos medir quanto arsênico há no Golfo,  em primeiro lugar, precisamos saber se realmente o vazamento foi contido por completo", explica Mark Sephton, professor do departamento de ciências da Terra do Imperial College. (Fonte: G1)

Nenhum comentário: