terça-feira, 10 de agosto de 2010

CRIATURAS MÍTICAS

O PÉ GRANDE OU ABOMINÁVEL HOMEM DAS NEVES

Em março de 1999, um homem relatou um estranho acontecimento no norte da Califórnia. Ele estava dirigindo em uma auto-estrada, indo visitar uns amigos em Oregon, e por volta das 22 horas pegou uma saída para ver se encontrava algum lugar para jantar. Não conseguia encontrar um restaurante, então decidiu parar no acostamento e se virar com alguns salgadinhos que estavam no carro. Depois de comer, cochilou e logo acordou com uma pancada bem forte. Assim que saiu do carro, encontrou uma pedra de tamanho razoável no capô. Ele voltou para o carro, deu a partida e ligou os faróis. Ao olhar para a luz, viu uma criatura de 2,5 m de altura coberta por muitos pêlos escuros. A criatura ficou olhando para ele, virou-se e saiu andando devagar para dentro da floresta.
Pessoas têm contado histórias como esta por centenas de anos, esta criatura já fazia parte do folclore indígena americano bem antes dos europeus chegarem ao continente. Somente nos últimos 50 anos, já houve centenas de relatos de pessoas que viram o Pé-grande nos Estados Unidos e Canadá e muitas delas dizem que viram uma criatura parecida no Himalaia. Mas durante todo este tempo, com todos estes supostos encontros, ninguém encontrou ossos ou outras provas conclusivas da existência deste gigante primata. Isto levou muitos zoologistas a considerar as histórias como trotes, alucinações e falsa identificação.
As pessoas descrevem o Pé-grande, homem das neves e criaturas similares como grandes primatas, algo como o cruzamento de um gorila com um ser humano. Contos a respeito destes animais vêm de centenas de anos, em muitas culturas diferentes. Em várias tribos indígenas americanas, eles eram chamados de "windego", "yeahoh", "omah", "rugaru" e "boqs". Na Ásia, acredita-se que o homem das neves, ou abominável homem das neves, vive nas montanhas geladas do Himalaia. Em nome da simplicidade, neste artigo vamos chamar este tipo de criatura pelo nome mais conhecido, homem das neves. O nome em inglês, derivado de "se'sxac", que literalmente significa "homem selvagem" na linguagem indígena americana falada pelo povo Salish, é especificamente usado para descrever uma criatura encontrada no Noroeste Pacífico dos Estados Unidos e no sul do Canadá.
Na maioria dos casos, a testemunha descreve um primata muito alto (variando de 2 a 4,5 m) que anda em duas pernas. Ele fica reto como um ser humano, mas anda a passos longos. Geralmente é coberto por pêlos de cor marrom avermelhada e seu rosto é uma mistura de gorila e ser humano. Muitas testemunhas dizem ter sentido um odor forte e desagradável, ao passo que outros dizem que a criatura não exala cheiro.

Extraido do site http://www.hsw.uol.com.br/
Leia mais!

Nenhum comentário: