sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A NATUREZA SE DEFENDE


Como já escrevi em artigos anteriores, estamos vivendo uma época de transição.

Mudanças radicais estão por vir. Não é a toa que apregoam o “fim do mundo” para o ano de 2012. Esse “fim do mundo”, já está dando sinais a muito tempo, mas na minha opinião, é simbólico. Representa o fim de uma era e começo de outra. Realmente, não podemos continuar indefinidamente poluindo, desmatando, maltratando nosso Planeta, sem nenhuma conseqüência. A Terra como todo o Universo é um ser vivo. Ela reage a tudo o que lhe é imposto, indo em busca do equilíbrio. A Natureza zela pela preservação da vida em todos os sentidos. Penso que ela não faz distinção entre os seres de nosso Planeta, não dando privilégios para nenhum. Quando uma ameaça paira sobre qualquer ser, são criados mecanismos visando sua preservação. Como exemplo, podemos citar certas espécies de peixes e insetos, onde os sexos não são definidos, se comportando como machos ou fêmeas conforme a necessidade, tudo visando preservar a espécie. Alguns animais das profundezas dos oceanos, quando em época de acasalamento, praticamente desligam todas as funções vitais, conservando ativa apenas a parte sexual, pois no ambiente em que vivem têm que economizar energias.
Um fato interessante ocorre também com certos animais, principalmente roedores. Quando sua população aumenta muito e começam a faltar alimentos, os ratos são acometidos de um “stress” coletivo e em alguns casos, começam a se atacar e devorar uns aos outros. Em outros casos, ocorrem casos de suicídios coletivos, atirando-se de penhascos ou ao mar.
Com o homem, acontece a mesma coisa. As guerras , violência e intolerância, aumentam em proporção direta ao aumento da população. Compare o comportamento nas grandes cidades onde a competição é acirrada, com o comportamento nas pequenas cidades, onde isso não é sentido.
Calcula-se que nossa Terra terá em outubro desse ano, 7 bilhões de habitantes. Até onde ela suportará? Certamente mecanismos de controle populacional devem estar espontaneamente em curso. As guerras fazem parte desses mecanismos, mas como são localizadas e não tão devastadoras, não são suficientes. Uma guerra mundial, praticamente acabaria com a humanidade, então ela não é cogitada.
Existem teorias polêmicas, sem comprovação cientifica, mas que dão o que pensar. Uma delas fala sobre o aparecimento de doenças e epidemias julgadas controladas ou extintas. Outra, diz respeito ao aumento do homossexualismo, que viria justamente corroborar com a necessidade de controle populacional. Não sei se há aumento, mas que ultimamente existe uma grande exposição na mídia e também “in loco”, isso não há dúvida. Se verdadeiros, esses fatos não seriam uma comprovação do processo de defesa da Natureza?

Um comentário:

GeoTianguá disse...

Realmente o que etá acontecendo nda mais é do que uma auto proteção da natureza, ou seja ela está reagindo ao mal que a sociedade vem causando a ela no ultimos anos.

www.tianguageografico.blogspot.com