sábado, 25 de setembro de 2010

GELEIRAS PODEM DESAPARECER COMPLETAMENTE AINDA NESTE SÉCULO

O diretor do Observatório Geofísico Voeikov da Rússia, Vladimir Kattsov, afirmou esta semana que as geleiras do Ártico podem desaparecer totalmente na segunda metade do século 21.

Kattsov alertou, em um fórum internacional sobre o futuro do Ártico que começou em Moscou, que a superfície de gelo da região foi reduzida ao mínimo histórico, segundo recentes observações por satélite.
Segundo os especialistas, o degelo provocará aumento significativo do nível do mar no mundo todo, o que poderia causar a inundação de ilhas e territórios litorâneos, assim como a destruição de ecossistemas e o desaparecimento de inúmeras espécies.
"A temperatura média no Ártico russo cresceu nos últimos cem anos com rapidez duas vezes maior que a do resto da Terra", disse o assessor do governo russo para mudanças climáticas, Alexander Bedritski, que assinalou: "O derretimento de gelos eternos ["permafrost"] já afeta a vida econômica da região ártica russa."
As reuniões de ambientalistas e políticos de todo o mundo, como o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, vão até a próxima quinta-feira, com a meta de debater os efeitos da mudança climática no Ártico e os interesses internacionais nessa zona.
Fonte: Folha.com


Nenhum comentário: