quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CHUVA DE SAPOS. SERÁ QUE É POSSÍVEL??

chuva-de-sapo-2 Dentre os fatos mais surreais, chuva de animais e até de vegetais são relatados em várias partes do mundo. Até a Bíblia relata a passagem relativa às 7 pragas do Egito, onde Deus para castigar o Faraó que não queria libertar o povo de Israel da escravidão no Egito, castigou-o entre outras coisas com uma invasão de rãs.
É difícil criar uma imagem mental de uma inundação de sapos que não tenha Moisés vendo à distância. A imagem bíblica de uma massa surpreendente e viscosa é duro de evitar. Contudo, há uma explicação bem simples para a coisa toda: ela envolve redemoinhos de ventos e criaturas de baixo peso
Os sapos podem pesar somente alguns gramas. Mas mesmo os mais pesados não são páreo para um tornado aquoso, ou tromba d'água, como é chamado quando um redemoinho de vento pega água. A série de eventos que podem levar a uma chuva de sapos acontece mais ou menos assim:
Um pequeno tornado se forma sobre um corpo de água. Esse tipo de tornado é chamado de tromba d'água e geralmente é desencadeado por um sistema de alta-pressão precedendo um grande temporal com trovões.
chuva-de-sapo-2a Como acontece com um tornado que se forma na terra, o centro da tromba d'água é um túnel de baixa-pressão dentro de um cone de alta-pressão. É por isso que ele pega itens de peso relativamente baixo em seu caminho - vacas, trailers e carros são sugados para dentro do vácuo do vórtex. Mas como uma tromba d'água está sobre água e não sobre terra, não são automóveis que acabam sendo pegos em seu torvelinho de vento, mas água e criaturas do mar.
A tromba d'água suga os itens de peso baixo do corpo de água à medida que se move por ele. Os sapos são justamente os mais leves. Eles acabam no vórtex, que continua a se mover pela água com as nuvens de tempestade de alta-pressão. Quando uma tempestade particularmente poderosa atinge a terra, a tromba d'água pode ir com ela.
Quando a tempestade atinge a terra, a tromba d'água perde um pouco da sua energia e se acalma. A pressão cai. Paulatinamente, as nuvens liberam a água que estão carregando. À medida que a chuva cai, o vórtex vai perdendo toda a pressão que o mantém, e ele libera o que quer que tenha pego em seu caminho. Algumas vezes, essa carga inclui sapos.
O resultado final é chuva de sapos. Às vezes são algumas dúzias de sapos - ou algumas centenas ou até milhares. E geralmente, não são apenas sapos. Os sapos têm a maior contagem por causa de seu papel no Êxodo, mas as trombas d'água podem carregar todo tipo de coisas. Então, qual é a coisa mais estranha que já caiu do céu?
chuva-de-sapo-3 Em 2007, na província argentina de Salta, caiu uma chuva de aranhas, de todos os tipos e tamanhos
chuva-de-sapo-4 Em março de 2010, moradores de Coxley, na Inglaterra, testemunharam uma chuva de pássaros congelados
Para saber mais clique aqui

Nenhum comentário: