sexta-feira, 12 de novembro de 2010

SORRIA! VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO!

Um livro escrito em 1948 por George Orwell, fez muito sucesso tratando do tema “cidadão controlado pelo estado”. O título 1984 (inversão de 1948), sugeria que no futuro as pessoas seriam super controladas. Atos, e até pensamentos eram monitorados pelas teletelas e o grande irmão (big brother) sabia de tudo.
Hoje, parece que as profecias estão se concretizando. Nós, cidadãos comuns, estamos totalmente expostos. Sabemos que não existe sigilo para nada. Somos um número, e este rola solto por aí. Com nosso CPF pode-se acessar muitas informações pessoais, ter acesso a nossas declarações, nossas contas bancarias e muito mais. Entrando na internet, estamos vulneráveis a rackers e crackers, que podem invadir nossas contas e causar-nos muitas dores de cabeça, ou entupir nossos e-mails com propagandas e todo tipo de ofertas não solicitadas.
As câmeras de TV de circuito fechado estão em prédios, ruas, estádios, lojas... Em todos os locais vemos a frase: “SORRIA! VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO!”. Como se, ser filmado, fosse muito engraçado. Existe o ditado: “Quem não deve não teme”, mas como existem homônimos que as vezes nos causam constrangimentos, existem também sósias que podem nos colocar em situações delicadas. Já pensou, você sendo parecido com um ladrão de bancos ou com alguém que fez algo errado e foi flagrado por alguma câmera?
Pois é, nossa liberdade está cada vez mais cerceada. A única coisa que ainda preservamos é o pensamento, até que se descubra uma “câmera” que os leiam!

Nenhum comentário: