quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PRAGA DE PERCEVEJOS ASSOLA OS EUA

images3 Especialistas em controle de pragas dos Estados Unidos estão reunidos em Washington, a capital americana, para discutir a invasão de percevejos no país.  
Os percevejos praticamente desapareceram a partir da década de 50, quando a utilização de inseticidas de efeito residual, como o DDT, passou a ser uma prática comum e bastante eficaz para o seu controle. Entretanto, nos últimos anos a ocorrência de infestações começou a aumentar após vários anos sem muita alteração. A proibição da utilização do DDT associado ao crescimento das viagens internacionais e ao aumento da densidade populacional com baixas condições sociais na periferia das grandes cidades são as causas mais prováveis para o seu retorno. 
Os percevejos-de-cama são pequenos insetos com formato oval que medem menos de 1 cm de comprimento. images2 Possuem coloração castanho-avermelhada e o corpo achatado, mas não apresentam asas. Alimentam-se de sangue humano, e como normalmente ficam escondidos durante o dia, picam as pessoas durante a noite, principalmente quando elas estão dormindo. Os percevejos adultos, contudo, conseguem viver até um ano sem se alimentar. 
Os especialistas em controle de pragas, tentam encontrar formas de combater o que eles chamam de "a praga mais difícil de controlar" e afirmaram que os insetos estão ficando mais resistentes aos inseticidas.
images4 A Agência de Proteção Ambiental dos EUA, afirmou que os casos de infestação se concentram principalmente na costa leste, mas agora os insetos estão aparecendo em todos os Estados americanos e há um crescimento especialmente em Nova York. 
Em 2010, em Nova York, lugares como a loja principal da Nike, uma das lojas da marca de lingerie Victoria's Secret e até mesmo os estúdios da BBC no prédio da ONU foram infestados pelo inseto. 
Não há casos de transmissão de doenças por estes insetos, mas muitas pessoas desenvolvem inchaço e vermelhidão onde são picadas.
VARIEDADES
images5 O objetivo da reunião em Washington é determinar o alcance do problema nos EUA e descobrir formas de mais eficazes de enfrentar a infestação. Há muitas variedades diferentes de insetos, não apenas nos EUA, mas em todo o mundo, e esta é uma das razões de os especialistas em controle de pragas americanos afirmarem que os percevejos são os insetos mais difíceis de combater. 
Muitos estão tentando enfrentar a infestação sozinhos, com soluções caseiras, e este é um dos tópicos de discussão na reunião. Mas os especialistas afirmam que estes tratamentos caseiros, com inseticidas, devem ser vistos com cautela, pois podem fazer com que a resistência dos insetos aumente.

Nenhum comentário: