segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

HOMEM X NATUREZA

Foi travada mais uma batalha da guerra homem versus natureza. Isso mesmo, é uma guerra, de um lado bilhões de seres que usam armas como moto serras, fumaça, escavadeiras, tratores, etc, do outro a natureza, cada vez mais dilacerada, com feridas profundas, mostrando sinais de degradação em vários setores.
As tragédias recentes como a de Angra dos Reis, são batalhas dessa guerra. A natureza agredida, com desmatamentos, rios represados, poluentes lançados na atmosfera e outras atrocidades, tende a buscar seu equilíbrio, reagindo às vezes de forma violenta e inesperada.
Vemos que os problemas são gerais, enchentes, deslizamentos em alguns locais, secas, em outros, tornados, temporais, furacões, enfim, em nossos noticiários não há espaço para mais tragédias. Isto tudo tende a se agravar, pois o aquecimento global é uma realidade e a alteração de 0,5 grau que seja na temperatura, já provoca alterações imensuráveis no clima.
Medidas precisam ser tomadas urgentemente para tentar minimizar esses problemas. Infelizmente, quando acontecem tragédias como essas, os políticos aparecem e prometem mundos e fundos para solucionar os problemas, mas com o tempo, tudo cai no esquecimento e só nos resta esperar a próxima batalha desta guerra.
Quem será vencedor? Essa guerra com certeza não terá vencedor, apenas perdedores. A Terra não será mais a mesma, só não sabemos quando. Previsões são sempre superadas. Não sabemos se os maiores efeitos das mudanças serão sentidos por nós mesmos, pelos nossos filhos, netos ou bisnetos.
Esperamos que as autoridades deixem de demagogia e tomem realmente medidas para minimizar os problemas, fixando leis severas e que sejam cumpridas.

Nenhum comentário: