quarta-feira, 17 de março de 2010

AQUECIMENTO GLOBAL E EFEITO ESTUFA - REALIDADE OU ALARMISMO

Um dos assuntos mais debatidos e preocupantes do momento é o aquecimento global. A maioria o considera como uma realidade, porem, há controvérsias, inclusive existem cientistas que o contestam, afirmando que pelo contrário, a Terra está esfriando.


AQUECIMENTO GLOBAL
É o aumento na temperatura geral, causando mudanças no clima e consequentemente catástrofes em vários locais de nosso planeta. Há de se considerar que esse aumento ocorre na média geral da temperatura e para nosso ecossistema, uma pequena variação que seja, já provoca mudanças inimagináveis. Por exemplo, 0,5 grau de aumento na temperatura dos oceanos, provoca um aumento na evaporação e assim, mais chuvas. A influência também se dá na direção dos ventos, correntes marítimas, etc.
QUAL SUA CAUSA
A causa do aquecimento global está no "efeito estufa" que é a formação de uma “nuvem” de gases e partículas que envolve o planeta nas altas camadas da atmosfera, impedindo que haja a irradiação do calor para o espaço, fazendo com que o mesmo volte para a Terra. A fumaça dos veículos, queimadas e outras fontes de poluição, são os responsáveis pela formação dessa “nuvem”.
CONSEQUÊNCIAS
Como já dissemos, as consequências do aquecimento global podem se tornar cada vez mais nefastas para uma grande parcela da população. Falamos do aquecimento dos oceanos que podem aumentar a frequência de chuvas em certos locais, inclusive com aumento na incidência de tempestades e furacões. Enquanto isso, há a diminuição em outras regiões, causando seca e desertificação. Tem também, o derretimento das geleiras dos pólos, que já é uma realidade. Com sua intensificação, haverá o aumento no volume dos oceanos, o que ocasionará a invasão pelo mar de regiões costeiras. Muitas cidades do litoral sentirão esses efeitos e algumas praias hoje badaladas, poderão desaparecer.
PREVENÇÃO
A única forma de retardar o mais possível os efeitos violentos do aquecimento global é combatendo o efeito estufa. Isto só será possível diminuindo a emissão de gases poluentes que alimentam esse efeito. Reuniões globais têm sido feitas para que os países cheguem a um acordo diminuindo a emissão de gases. A última foi a de Copenhague, em dezembro de 2009, mas até agora não se chegou a nenhuma conclusão prática. Os países desenvolvidos, principalmente os EUA, não querem se comprometer com uma diminuição significativa e necessária na emissão de poluentes. Só nos resta esperar que a comunidade política e científica, se conscientizem da gravidade do problema e apresentem soluções práticas e efetivas para saná-lo.
Se quiser saber mais clique aqui
CLIQUE AQUI E FAÇA UM COMENTÁRIO

Nenhum comentário: