terça-feira, 2 de março de 2010

RECORDES NEGATIVOS

Estamos em época de quebra de recordes nas catástrofes. Estamos tendo as maiores chuvas dos últimos tempos, as maiores temperaturas já registradas, os invernos mais frios, grandes terremotos, ... As últimas grandes catástrofes foram os terremotos do Haiti e agora do Chile, ambos com grande número de vítimas e separados por um curto espaço de tempo. 
OS MAIORES TERREMOTOS.                        
Os terremotos são classificados pela escala Richter que vai de 0 a 9 graus, porém, seu poder de destruição e o número de vítimas, dependem de vários fatores. Por exemplo, o terremoto do Haiti pela escala Richter, foi mais fraco que o do Chile, porém teve muito mais vítimas, pelo fato de ter atingido em cheio uma região mais densamente povoada, mais despreparada e ter se manifestado a uma profundidade menor.  Assim, na história, os maiores terremotos registrados, foram: - O terremoto de Lisboa (01/11/1755). Atingiu estimadamente 9 graus na escala Richter. Destruiu quase completamente Lisboa, mas atingiu praticamente toda a Península Ibérica, grande parte da Europa e do norte da Africa. Até a América do Norte sentiu seus efeitos. Ocasionou um tsunami onde em certos locais, as ondas atingiram 20 metros, devastando toda a costa de Portugal, Espanha e da África. Estima-se que ao todo pereceram quase 100 mil pessoas, isto numa época em que as regiões não eram tão densamente povoadas como hoje.
O terremoto que causou mais vítimas, foi o que sacudiu a província de Shensi na China em 1556. Atingiu 98 cidades da região central da China e matou cerca de 830 mil pessoas. Dos mais recentes, podemos citar aquele que é conhecido como "o grande terremoto". Sua intensidade alcançou 9,5 graus na escala Richter e ocorreu a 22/05/1960 na cidade de Valdivia no Chile. Temos também que citar o grande terremoto do México em 19/09/1985, que arrasou a cidade do México, causando milhares de vítimas e grande destruição.  Clique aqui para saber mais

Nenhum comentário: