quarta-feira, 12 de maio de 2010

COMO OCUPAR NOSSA MENTE

É fácil saber o que a maioria das pessoas está pensando, ou com o que estão constantemente ocupando suas mentes.

Um empresário estará constantemente pensando em seus negócios, naquela entrega que tem a fazer, por quanto deverá vender aquela mercadoria, enfim, em seus negócios. Um médico consciente, logicamente estará pensando naqueles pacientes que estão sob seus cuidados, qual deverá ser seu procedimento, exames, medicamentos, etc. Um engenheiro deverá estar pensando numa maneira prática de desenvolver seus projetos, o professor pensa em suas aulas naquela classe problemática, nas provas que tem que aplicar e corrigir. O escritor pensa no livro que está escrevendo, no desfecho que devera dar aquele capitulo, assim com o blogueiro pensa no próximo artigo a publicar em seu Blog.
Todos, ou quase todos, devem ter algo para ocupar suas mentes. Realmente existem problemas, há aqueles que só pensam nos problemas: dívidas, contas à pagar, problemas caseiros e profissionais, doenças e outros. Certamente, alguns são inevitáveis, mas há pessoas que insistem em viver mais problemas que deveriam.
Devemos ocupar nossas mentes com coisas positivas, que dêem prazer, mas quanto aos problemas, se inevitável, devem ser pensados de maneira objetiva, sem desesperos, sempre buscando uma solução. Nada como um dia após o outro. tudo tem solução, confie naquela Força Superior, lembre-se: O que tivermos que passar, ninguém passará por nós. Não se entregue ao pessimismo e a desesperança, a solução virá mais fácil se você estiver equilibrado. Depois, pense: seu bem mais precioso, a vida, só Deus pode tirá-la. Se o problema for doença, lembremos a frase do nosso vice-presidente José de Alencar, em tratamento contra uma grave câncer: “Se Deus quiser me levar, ele não precisa do câncer para isso e se não for minha hora, não haverá câncer que me leve”
Quando nossa hora chegar, não há bem que possamos levar, nem bens que a retarde.
Quem ocupa sua mente com o trabalho, é porque sente satisfação nele e não o considera um fardo. Como disse Confúcio: “tenha prazer em seu trabalho e não precisará trabalhar nem mais um dia”. Com isso ele quis dizer que se nosso trabalho for agradável, não será considerado trabalho e sim lazer.
De qualquer modo, nossa mente deve ser ocupada, pois “A mente desocupada é uma oficina do capeta”.

Um comentário:

iagotudodegostoso disse...

Curtii isso Maravilhoso vai servi de exemplo pra mim!