quinta-feira, 6 de maio de 2010

VAMOS SER SOTERRADOS PELO LIXO?

Calcula-se que cada pessoa produz 300 kg de lixo por ano. Uma cidade de 1 milhão de habitantes deve produzir 300 milhões de kg, ou 300 mil toneladas anuais. Isto significa 60 mil caminhões de 5 toneladas por ano, 170 por dia! Que destino dar a todo esse lixo?


Lixões? Aterros sanitários? Logo não teremos mais locais disponíveis e adequados para seu armazenamento, ainda mais sabendo que certos materiais levam muito tempo para se decompor e podem contaminar todo o ambiente ao redor.
Tivemos a pouco tempo um exemplo de irresponsabilidade com o armazenamento de lixo que culminou com uma tragédia na cidade de Niterói no estado do Rio de Janeiro. Temos visto também diversos casos de contaminação por rejeitos químicos e até radiativos, armazenados de maneira inadequada. Muita gente pensa que está só no mundo quando ninguém está por perto e acha que não faz mal jogar um papel ou um saco plástico no chão. Tem aqueles que jogam o lixo doméstico ou industrial na beira de estradas ou rios. O maior crime!
Não vêem que tudo se volta contra nós mesmos, na forma de enchente, com entupimento de galerias, proliferação de animais e insetos nocivos, doenças e degradação do meio ambiente.
O que podemos fazer?
Para diminuir a produção de lixo, são 3 os mandamentos:
- Reduzir o desperdício
- Reutilizar o que for possível
- Reciclar tudo que puder
Podemos reduzir a quantidade de lixo, racionalizando o uso de materiais e produtos de nosso dia a dia. Por exemplo, ver a real necessidade de se imprimir um documento. Utilizar impressões frente e verso, usar quadro de avisos no lugar de circulares internas, Levar sacolas retornáveis aos supermercados, evitando o uso de sacolas plásticas.
Certos materiais antes de serem descartados, podem ser reutilizados em outras funções. Por exemplo, triturar restos de materiais de construção para reutilização em construções mais simples, restos orgânicos para adubos, etc.
A reciclagem é uma das maneiras de reutilizar através da industrialização materiais de vários tipos como metais, plásticos, latas, garrafas, papeis, que serão transformados em matéria prima para outros produtos. Isto vem gerando alem da colaboração com o meio ambiente, um campo de trabalho para muitas pessoas.
Temos que fazer todo o possível para a redução, e temos que achar rapidamente uma solução para o problema, pois senão, literalmente seremos soterrados pelo nosso lixo.

Nenhum comentário: