domingo, 25 de abril de 2010

STRESS, O MAL DO SÉCULO

Stress não é uma doença, é uma reação do organismo a uma ou mais sobrecargas. Fazem nosso corpo produzir excesso de dois hormônios, Adrenalina e Cortisol. 

Principais sinais do stress: Diminuição do rendimento, erros, distrações e faltas na escola ou no trabalho. Insatisfação, irritabilidade, reclamações. Indecisão, julgamentos errados, atrasados, precipitados, adiamento e atrasos de tarefas, perda de prazos. Insônia, sono agitado, pesadelos. Uso de finais de semana para colocar o serviço em dia, ao invés de relaxar. Cada vez mais tempo com trabalho e menos com lazer. Diminuição de entusiasmo e prazer pelas coisas, sensação de monotonia.
Sintomas: Cansaço, ganho ou perda de peso, má digestão, prisão de ventre e diarréia, gases, gastrites, úlceras. Baixa de resistência, infecções, gripes e outras viroses, por exemplo Herpes. Pressão Arterial alta, Colesterol alto, Arteriosclerose, Acidente Vascular Cerebral (AVC ou "Derrame"), Infarto, etc. Pode culminar com moléstias como Ansiedade, Doença do Pânico e Depressão.
As pessoas vivem como se estivessem ligadas na eletricidade. Vivem em estado de tensão, de alerta, sempre apressadas, estão fazendo uma coisa, pensando em outra, não se concentram. Reagem intempestivamente em situações onde o diálogo e o acordo seriam mais recomendados.
As causas são várias: Viver pressionado pelo tempo, não temos mais tempo livre para o lazer e quando resolvemos exercer alguma atividade nesse sentido, deparamos com uma serie de problemas, parece que todos tiveram a mesma idéia. Restaurantes lotados, espera em filas nos cinemas, estradas congestionadas, estacionamento difícil, guardadores de carros e etc... A rotina na vida diária e no trabalho, relações amorosas mal resolvidas, insatisfações gerais ... O trânsito do dia a dia nas grandes cidades é um dos fatores mais estressantes, sobre isso não precisamos falar mais nada. O apelo ao consumo; sempre existe uma coisa nova que não podemos viver sem. Aquela TV de plasma, aquele notebook novo, o nosso já tem mais de um ano de uso! O carro que está em promoção, casa, aparelho de som, celular, roupas e etc... Como na crônica “Um diagnóstico da Sociedade Atual”: “Quanta coisa não necessitamos para sermos felizes”
Para suprir essas necessidades, exageramos nas compras, sobrecarregamos os cartões, ficamos endividados. Daí, descobrimos que nosso salário não dá conta desses exageros. Temos que trabalhar mais, fazer horas extras, bicos após o expediente e no fim das contas, médicos e farmácias.
Muita gente diz que está estressado, quando na verdade têm falta de paciência ou intolerância a certas situações. Nesse caso devem-se evitar essas situações, mudar de hábitos. Faça como diz o refrão daquela musica: “Deixe a vida te levar, vida leva eu...”. Lembre-se: o stress pode levá-lo ao túmulo, mas nem ele vai junto com você...

Nenhum comentário: