terça-feira, 20 de julho de 2010

LEI DAS SACOLAS PLÁSTICAS JÁ ESTÁ EM VIGOR NO RIO

No Rio, a partir do dia 16 de julho,  começou  a fiscalização da lei  que estimula o fim do uso das sacolas plásticas descartáveis em supermercados de médio e grande porte.

Pioneira no país, a nova regulamentação oferece aos supermercados três opções: dar um desconto de três centavos a cada cinco itens comprados sem o uso de sacola plástica; trocar cada 50 bolsas retornadas por um 1 kg de alimento da cesta básica; ou fornecer bolsas reutilizáveis.  Os estabelecimentos também terão que exibir uma mensagem educativa que ensina ao consumidor que as sacolas plásticas levam até 100 anos para se decompor e estimula a sua substituição por sacolas reutilizáveis.
Quem quiser reclamar do descumprimento da lei, pode ligar para o INEA (Instituto Estadual do Ambiente), no telefone (21)2332-4604.
Mesmo antes do início essa semana da fiscalização, segundo Pólita Gonçalves, gerente do INEA, no período de adaptação à lei, 600 milhões de sacolas de plástico deixaram de ser utilizadas.
Em compensação, do outro lado, os fabricantes de sacolas argumentam que a medida cortará empregos no setor e os donos dos supermercados dizem que o custo de adaptação pode ser repassado ao consumidor.
Está aí, uma atitude pioneira que deve tornar-se prática em todo o país. As sacolas plásticas dos supermercados e lojas em geral são uma das maiores fontes de poluição ambiental. Deveria partir da consciência de cada um a opção pelo uso de sacolas retornáveis, não havendo necessidade dos supermercados fazerem promoções para seu uso.

Nenhum comentário: