sexta-feira, 23 de julho de 2010

NÍVEL DE DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA TEM REDUÇÃO

Para ministra do Meio Ambiente, a trajetória antecipa a meta brasileira de redução de 80% até 2020.

Em maio, de acordo com o Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a Amazônia perdeu uma área de 109,6 km². A derrubada é 12% menor do que a registrada pelos satélites no mesmo mês do ano passado e, somada aos resultados dos últimos meses, pode sinalizar uma tendência de queda na taxa anual do desmatamento. No acumulado de agosto de 2009 a maio de 2010 - primeiros dez meses do calendário oficial do desmatamento - o Deter, sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real, registrou uma área de 1.567 km² a menos de florestas. O acumulado é 47% menor do que o registrado pelo sistema no período anterior, agosto de 2008 a maio de 2009, quando a soma atingiu 2.960 km².
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que a taxa anual de desmatamento na Amazônia deste ano será ainda menor do que a registrada em 2009, quando o índice atingiu o menor patamar em 20 anos de monitoramento. Izabella acredita que tendência de queda pode antecipar o cumprimento da meta brasileira de reduzir em 80% o desmatamento da Amazônia até 2020, principal compromisso da meta nacional de redução de emissões de gases do efeito estufa. Segundo a ministra, o monitoramento da Amazônia vai ser aprimorado nos próximos meses, com a ampliação da utilização de um sistema japonês, que consegue observar o desmatamento mesmo quando há coberura de nuvens sobre uma região.
O diretor de Proteção Ambiental do Ibama,Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Luciano Evaristo, afirmou também que o governo não vai aliviar a fiscalização do desmatamento ilegal e outros crimes ambientais durante o período eleitoral. "A fiscalização ambiental não tem nada a ver com ano eleitoral. Se os prefeitos ou candidatos derem senha para desmatar, eles vão sofrer as consequências", garantiu Evaristo. Segundo Ibama, serão cerca de 226 operações até o fim de 2010.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: