segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ANIMAIS PREDADORES

Peixe ‘cabeça de cobra’ assusta especialistas na Austrália

Animal é conhecido localmente por 'Fishzilla'.
Peixe de origem africana tem apetite por sangue. Ele é parente de nossa Traíra, mas seu tamanho é muito maior. Por não ter praticamente predadores naturais, seu crescimento populacional é descontrolado em certos locais.
Os profissionais do Centro Australiano de Pesquisa de Água Doce Tropical estão preocupados com uma peste que pode avançar pelo nordeste do país. Trata-se de uma espécie de peixe cabeça de cobra conhecida por "fishzilla".
Esse tipo de peixe não é dos mais amigáveis. Nativo da África e Ásia, ele é sedento por sangue e pode alcançar um metro de comprimento.
De origem africana, a espécie predadora é considerada muito perigosa para a fauna local por ter grande apetite por sangue e praticamente exterminar outros animais que convivem com ele no mesmo habitat. Os pesquisadores do centro acreditam que o estado de Queensland seja atacado por esses “monstros” em breve, causando a morte de muitas outras espécies.

Segundo o diretor do centro de pesquisas, Damien Burrows, os cabeças de cobra são bastante resistentes às ações humanas, “pois conseguem se adaptar as más condições ambientais”. Eles se alimentam de aves, cobras, roedores e muitos tipos de peixes.
Não bastasse a voracidade de seu ataque dentro d’água, o fishzilla também pode suportar horas fora dela. É comum encontrá-los nos troncos de árvores à espera de alguma presa.
Por enquanto, nenhuma medida foi tomada para brecar o crescimento da população dos fishzillas.
Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário: