sábado, 21 de agosto de 2010

AS MARAVILHAS NATURAIS DA TERRA

GRAND CANYON
O Grand Canyon encontra-se no território dos Estados Unidos da América.

Seu vale foi moldado pelo rio Colorado durante milhares de anos à medida que suas águas percorriam o leito, aprofundando-o ao longo de 446 km. Chega a medir entre 6 e 29 km de largura e atinge profundidades de 1600 metros. Cerca de 2 bilhões de anos da história geológica da Terra foram expostos pelo rio, à medida que este e os seus afluentes vão expondo camada após camada de sedimentos.
O Grand Canyon foi visto pela primeira vez por um Europeu em 1540, o espanhol Garcia Lopez de Cardenas. A primeira expedição científica ao desfiladeiro foi dirigida pelo Major John Wesley Powell no final da década de 1870. Powell referiu-se às rochas sedimentares expostas no desfiladeiro como "páginas de um belo livro de histórias". No entanto, a área era já ocupada por nativos americanos que estabeleciam povoados ao longo do desfiladeiro, como os hopi.
É considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo e um ponto turístico visitado por milhares de turistas anualmente, gerando receita para as cidades e populações ribeirinhas ao desfiladeiro.
Sua grandeza e extensão inspiraram piadas sobre o que poderia caber nele - mas quão grande é realmente o Grand Canyon? E como ele ficou daquele jeito? O Grand Canyon está no coração dos 4.047 km2 do Parque Nacional do Grand Canyon, no Arizona (EUA). O cânion é a maior garganta do mundo e no fundo flui o rio Colorado. O rio começa nas Montanhas Rochosas do Colorado e corre 2.336 km para o Golfo da Califórnia, no México. O cânion é medido pelos quilômetros do rio - os 445,8 km que correm do Lees Ferry até o Grand Wash Cliffs. Mas quão comprido são 445 quilômetros? Isso é mais de seis vezes o comprimento do Estado de Rhode Island e cerca do mesmo comprimento do Estado de Indiana.
Para saber mais, clique aqui

Nenhum comentário: