domingo, 22 de agosto de 2010

OS AGROTÓXICOS E A NOSSA SAÚDE

O Uso Abusivo de Agrotóxicos na Produção de Alimentos no Brasil.

Os agrotóxicos, também denominados de pesticidas ou praguicidas , são atualmente responsáveis pelo comércio de bilhões de dólares em todo o mundo. São substâncias que, apesar de serem cada vez mais utilizadas na agricultura, podem oferecer perigo para o homem, dependendo da toxicidade, do grau de contaminação e do tempo de exposição durante sua aplicação.
Nos últimos anos, houve grande crescimento na utilização de agrotóxicos no Brasil, o que tem sido associado ao aumento vertiginoso dos riscos de contaminação prejudiciais à saúde. O descuido com os agrotóxicos pode ser fatal e causar agravos à saúde, tais como: irritações na pele e nos olhos, problemas respiratórios, câncer em vários órgãos e distúrbios sexuais, como a impotência e a esterilidade (ANVISA, 2008).
No meio ambiente, o uso abusivo de agrotóxicos têm trazido comprometimentos relativos à contaminação do ar, solo, água e dos seres vivos, determinando a extinção de espécies de menor amplitude ecológica.
Com o aumento de nossas fronteiras agrícolas e nosso país cada vez mais se tornando um grande produtor de alimentos para exportação e demanda interna, o problema do uso de agrotóxicos se agrava. Na ânsia de aproveitar ao máximo as áreas de plantação, estas são feitas até próximo da margem dos rios, não respeitando um limite seguro. Assim, o veneno jogado nas plantas, com as chuvas, corre para as águas, envenenando lentamente todas as criaturas que vivem nela e dela fazem uso. Também, os pássaros e animais que se alimentam dos frutos, insetos ou vegetais contaminados, sentem os efeitos dos produtos tóxicos.
Como vemos, é um problema amplo e de difícil solução. Têm que haver a consciência e o respeito às leis. De uma maneira ou de outra, todos somos atingidos, então é uma luta de todos. Sempre que pudermos, devemos dar preferência a produtos saudáveis, cultivados de maneira natural, assim nossa saúde agradecerá!

Nenhum comentário: